Publicado em 05/06/2014

Comemoração da Semana do Meio Ambiente no Portal Sul Consórcio

Durante as comemorações da Semana de Meio Ambiente realizada nos dias 04 e 05 de junho de 2014, o Consórcio Intermunicipal da Mata Sul(Portal Sul), recebeu as escolas dos Municípios associados para participarem do evento

Marcaram presença as escolas de Rio Formoso ( Escola Municipal Dr.º Paulo Pessoa Guerra e Escola Municipal Pedro de Albuquerque) e do Município de Barreiros( Escola Municipal Terezinha de Carvalho) para explanar sobre a importância de destinar os resíduos de forma correta, coleta seletiva, e sobre o Aterro Sanitário consorciado, o qual ,atende aos Municípios de Barreiros, Gameleira, Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré.

Na ocasião, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela Usina Trapiche e sua relação com o meio ambiente, através de seu representante, o senhor Mário Jorge, Gerente Administrativo da Usina que ministrou a palestra "O Papel das Usinas para Preservação do Meio Ambiente".

Após a palestra, os alunos visitantes puderam fazer um ato simbólico, plantando mudas de espécies nativas do bioma mata atlântica, como o Ipê Rosa e Visgueiro, espécies como Piriquiti também foram plantadas no Aterro.

"Educar para uma cidade sustentável", foi o tema do Presidente do Conselho de Secretários de Meio Ambiente do Portal Sul e Secretário de Meio Ambiente de Rio Formoso, o senhor Albino Henrique, que abordou a importância do Desenvolvimento Sustentável, Pegada Ecológica, Logística Reversa, Reciclagem, dentre outros.

O Superintendente do Núcleo de Resíduos Sólidos e Preservação Ambiental (NIGEPA) o senhor Fernando Paulo, dissertou sobre o tema - Resíduos Sólidos: Do Lixão ao Aterro Sanitário -, sobre a ferramenta de gestão consórcio públicos, da Lei 12305/2010, operação do aterro sanitário, destinação de forma adequada dos resíduos sólidos.

A assessora técnica do Núcleo de Resíduos Sólidos e Preservação Ambiental (NIGEPA) a senhora Thaís Patú, explanou sobre o Tema Reciclagem e Sustentabilidade, como devemos manter o equilíbrio ambiental, por meio de nossas ações, como o simples ato de separar o lixo para coleta seletiva, preservando o meio ambiente, tornando um município mais limpo.