A realização do controle de entrada e saída dos clientes, evitando aglomerações dentro do seu negócio, é uma das mais importantes medidas de biossegurança que você pode tomar. Outra dica é a utilização de tapetes sanitários para a desinfecção das solas dos sapatos. Observe também se seus funcionários e clientes estão cumprindo o distanciamento mínimo de 1,5 metro.
Todo mundo já sabe, mas não custa lembrar: o uso de máscaras é obrigatório para todos. Caso vá passar muito tempo na rua, lembre-se de carregar com você mais uma limpa para efetuar a troca quando estiver úmida ou tiver passado mais que três horas de uso. Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos. Lave constantemente as mãos com água e sabão ou higienize com álcool em gel 70%.
Uma atitude importante de biossegurança é a limpeza de superfícies e de objetos de utilização constante. Evite compartilhar itens de uso pessoal como copos, talheres, garrafas e telefones celulares. Balcões, interruptores de luz e elevadores, maçanetas, puxadores de armários, corrimãos, controle de televisão, entre outros, devem ser higienizados com frequência.
Utilize lixeiras de pedal, que não precisam ser abertas manualmente, revestidas com saco de lixo no seu interior e as mantenha fechadas. Intensifique a frequência do esvaziamento das lixeiras e acondicione o lixo em sacos plásticos fechados. Lembre-se de que luvas e máscaras usadas devem ser identificadas como lixo contaminado, separado dos materiais recicláveis.
Disponibilize sabonete líquido e toalhas de papel descartáveis nos banheiros. Na entrada do estabelecimento, nos balcões de atendimento e nos caixas é conveniente disponibilizar álcool gel 70%. Verifique ainda a possibilidade de instalar totens com acionamento de pedal para reduzir o contato.
Essas e outras orientações você confere no Protocolo para Prevenção e Controle da Covid-19 disponível gratuitamente no http://portalsulconsorcio.pe.gov.br