Portal Sul Consórcio retoma exames na Unidade Móvel de Mamografia – Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul

Portal Sul Consórcio retoma exames na Unidade Móvel de Mamografia

Publicado em 05 de agosto de 2020, por Rachel Motta

Marcações são realizadas nas Secretarias Municipais de Saúde

O Portal Sul Consórcio retomou os atendimentos com a Unidade Móvel de Mamografia nos municípios de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. As marcações dos exames de mamografia bilateral para rastreamento acontecem nas Secretarias Municipais de Saúde.

Uma vez por mês a Unidade Móvel estaciona nos municípios consorciados para realizar 50 exames/dia, das 8h às 15h, respeitando as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara de proteção. Em função da prevenção à Covid-19 não é permitida a entrada de acompanhantes no local nem permitidos encaixes.

O serviço de diagnóstico por imagem de mamografia móvel digital é realizado em parceria com o Portal Sul Consórcio através do Programa Portal Saúde (NiS) e da empresa Central da Mama.

O câncer de mama é considerado uma das neoplasias mais tratáveis quando descoberta precocemente e realizado tratamento adequado. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama corresponde a 28,1% dos novos casos de neoplasia no Brasil a cada ano. A adoção de hábitos saudáveis com a prática regular de atividades físicas e a não ingestão de bebidas alcoólicas contribui para inibir a incidência da doença.

Atualmente, o Portal Sul Consórcio realiza ainda uma série de capacitações na área da Saúde com foco na prevenção à Covid-19, tendo lançado o Protocolo para Prevenção e Controle da Covid-19 disponível para download gratuitamente no site http://portalsulconsorcio.pe.gov.br