Alimentação e higiene juntas atuam diretamente na saúde dos dentes – Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul

Alimentação e higiene juntas atuam diretamente na saúde dos dentes

Publicado em 07 de julho de 2015, por

Para dentes, gengiva e língua estarem sempre limpos, evitando o aparecimento de bactérias na boca, é necessário além dos hábitos diários de higiene bucal, também uma dieta balanceada e em horários regulares, o que contribui diretamente para a saúde dos dentes.

Frutas, verduras, proteínas podem ser consumidos diariamente, de forma liberada, para contribuírem com a sua saúde bucal.

Você tem ótimas razões para manter os dentes e gengivas de sua família saudáveis – Todos com os sorrisos brancos, o hálito agradável e a saúde bucal em ordem. Sempre ser capaz de mastigar sem nenhuma dificuldade ou desconforto, o que é essencial para uma boa nutrição. Sem contar que as pesquisas mais recentes indicam que a doença gengival pode levar a outros problemas no corpo, incluindo o aumento do risco de doença cardíaca.

A FUNÇÃO DOS ALIMENTOS NA SAÚDE BUCAL

Existem os alimentos protetores e alimentos detergentes. Os alimentos protetores estão representados pelo leite, iogurte, queijo, pipoca salgada, milho, castanha de caju, amendoim, nozes, coco ralado e são responsáveis pela formação de uma barreira entre o dente e as bactérias, limitando a ação dos ácidos produzidos. Tais alimentos são denominados anti-cariogênicos

Já os alimentos detergentes são representados pela maçã, pêra, cenoura, milho, entre outras frutas, legumes e verduras crus, capazes de limpar a superfície do dente, durante a mastigação. A limpeza acontece através do atrito do alimento com o dente, removendo possíveis restos. No entanto, deve-se lembrar que esses alimentos agem como detergentes, mas não substituem a limpeza diária com a escova e o fio dental.

É claro que nada disso substitui uma boa higiene oral, mas são alimentos que podem ser consumidos, não só por sua ação mecânica, mas também porque representam uma rica fonte de sais minerais e vitaminas.

A profilaxia remove bactéria e tártaro que pode causar gengivite, cáries, mau hálito e outros problemas. Esse procedimento pode ser feito de duas maneiras diferentes: com o jato de bicarbonato e a raspagem dos dentes com curetas. Ambos devem ser seguidos por um polimento com pasta profilática, especifica para o procedimento. As superfícies polidas dos dentes tornam mais difícil a acumulação de placa e de restos. Trata-se de procedimentos simples, porém importantes. “Removendo periodicamente a bactéria, você não deixa que os ácidos provenientes das mesmas desmineralizem seu dente, causando assim, cárie, mau halito, entre outros problemas agravantes”, explica Dr. Feitosa.

Fonte: Portal Saúde bucal

BUSCA NO WEBSITE