Portal Sul Consórcio retoma exames na Unidade Móvel de Mamografia – Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul

Portal Sul Consórcio retoma exames na Unidade Móvel de Mamografia

Publicado em 05 de agosto de 2020, por Rachel Motta | Categoria: Notícias

Marcações são realizadas nas Secretarias Municipais de Saúde

O Portal Sul Consórcio retomou os atendimentos com a Unidade Móvel de Mamografia nos municípios de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. As marcações dos exames de mamografia bilateral para rastreamento acontecem nas Secretarias Municipais de Saúde.

Uma vez por mês a Unidade Móvel estaciona nos municípios consorciados para realizar 50 exames/dia, das 8h às 15h, respeitando as regras de distanciamento social e uso obrigatório de máscara de proteção. Em função da prevenção à Covid-19 não é permitida a entrada de acompanhantes no local nem permitidos encaixes.

O serviço de diagnóstico por imagem de mamografia móvel digital é realizado em parceria com o Portal Sul Consórcio através do Programa Portal Saúde (NiS) e da empresa Central da Mama.

O câncer de mama é considerado uma das neoplasias mais tratáveis quando descoberta precocemente e realizado tratamento adequado. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama corresponde a 28,1% dos novos casos de neoplasia no Brasil a cada ano. A adoção de hábitos saudáveis com a prática regular de atividades físicas e a não ingestão de bebidas alcoólicas contribui para inibir a incidência da doença.

Atualmente, o Portal Sul Consórcio realiza ainda uma série de capacitações na área da Saúde com foco na prevenção à Covid-19, tendo lançado o Protocolo para Prevenção e Controle da Covid-19 disponível para download gratuitamente no site http://portalsulconsorcio.pe.gov.br