Teleconsulta de suporte psicológico para profissionais da saúde – Consórcio Intermunicipal Portal da Mata Sul

Teleconsulta de suporte psicológico para profissionais da saúde

Publicado em 26 de agosto de 2020, por Rachel Motta

Ação beneficia principalmente equipes de combate a Covid-19 nos municípios de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré

O Portal Sul Consórcio disponibiliza suporte psicológico com teleconsulta aos profissionais da saúde em geral, principalmente aqueles que trabalham na linha de frente de combate a Covid-19 nos municípios de Rio Formoso, São José da Coroa Grande, Sirinhaém e Tamandaré. O serviço é oferecido de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, pelo telefone 98159-4842.

A ação foi idealizada pelo Núcleo Intermunicipal de Saúde com a finalidade de ofertar, de forma intermunicipal, assistência e apoio psicológico aos profissionais de saúde dos municípios consorciados. Isso porque um dos principais desafios vivenciados por quem trabalha no enfretamento ao coronavírus tem sido o impacto na saúde mental, seja pelo intenso trabalho, os riscos de contaminação durante um atendimento ou mesmo a contaminação da família ao retornar para suas residências.

Quadros de ansiedade, estresse, irritabilidade, burnout, entre outros, podem acometer médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos, sanitarias e farmacêuticos durante a pandemia. É, portanto, necessário estar atento a tais sintomas para evitar um agravamento do sofrimento psíquico.

A teleconsulta será feita pelo psicólogo Rui Sales (CRP-02/15584) por videochamada, utilizando estratégias de intervenção em situação de crise, por meio de técnicas da psicoterapia, tais como: psicoeducação, psicoterapia cognitivo-comportamental e psicoterapias interpessoais. Aqueles que forem identificados com potencial de risco ou sintomatologia muito intensa serão encaminhados para avaliação psiquiátrica presencial. Havendo a necessidade de intervenção farmacológica, o profissional será referenciado para atendimento presencial.

Informações: 98159-4842

Horário: 8h às 18h – segunda a sexta-feira